Os custos para uso de dados e voz no exterior podem variar significativamente, dependendo da operadora e do país em que você está viajando. Geralmente, as opções disponíveis para uso de dados e voz no exterior são:
- Roaming Internacional: Algumas operadoras oferecem planos de roaming internacional que permitem que você use seus dados e serviço de voz em outros países. No entanto, esses planos podem ser bastante caros e cobrar taxas por minuto para chamadas, além de uma taxa diária ou mensal pelo uso de dados no exterior.
- Pacotes de Dados Internacionais: Algumas operadoras oferecem pacotes de dados específicos para viagens, que podem ser uma opção mais econômica do que o roaming internacional. Esses pacotes geralmente têm uma quantidade de dados definida que pode ser usada durante a viagem e podem ser adquiridos por um preço fixo.
- Chip Internacional: Uma alternativa é comprar um chip internacional. Algumas operadoras oferecem planos de dados e voz para turistas são acessíveis do que usar o roaming internacional com sua operadora local.
- Wi-Fi: Para economizar em custos de dados, você também pode aproveitar redes Wi-Fi gratuitas disponíveis em hotéis, restaurantes, aeroportos e outros locais públicos. O Único problema é que não se encontra redes gratuitas em todos os lugares durante os momentos de necessidade, como por exemplo durante os passeios.
É importante lembrar que o uso de dados e voz no exterior pode ser caro, por isso é recomendado pesquisar as opções antes de viajar e verificar as tarifas de roaming internacional. Algumas operadoras também oferecem a opção de desativar o uso de dados no exterior, para evitar surpresas com faturas altas.